História da Igreja





          O Santuário de São Lázaro e São Roque é mais antigo do que a Igreja mais famosa de Salvador, a do Senhor do Bonfim. O mais antigo documento histórico que fala sobre a existência da Capela de São Lázaro é de 12 de outubro de 1737. Ao Santuário de São Lázaro estava ligado o hospital chamado de “Lazareto”, afastado do centro de Salvador, destinado ao tratamento das pessoas portadoras de doenças contagiosas, dentre elas, os escravos trazidos da África. 
          É uma das quatro capelas baianas em estilo colonial do início do século XVIII. Seus frequentadores, em sua grande maioria, são de raízes afrodescendentes, vindos das periferias de Salvador. Eles têm um sentimento de pertença muito grande ao patrimônio construído pelos seus ancestrais e sentem que este lugar, além de sagrado, é parte da história de lutas, sofrimentos e conquistas do seu povo. O Santuário recebe também uma boa presença de turistas de outros estados, principalmente do Rio de Janeiro. 
          Três festas marcam o Santuário: a de São Lázaro, no último domingo de janeiro; a de São Roque, em 16 de agosto, e a de São Benedito, na última segunda-feira de novembro.           Em pesquisa realizada em março de 2009, os devotos demonstraram seu carinho pelos Missionários Redentoristas que ali trabalham, principalmente pelo respeito aos traços de sua cultura afrodescendente. 





Um comentário: